INDICAÇÕES, BENEFÍCIOS E RISCOS DA CIRURGIA BARIÁTRICA SÃO DISCUTIDOS EM ENCONTRO ABERTO AO PÚBLICO

Saúde

Para esclarecer dúvidas sobre a cirurgia bariátrica, popularmente conhecida como cirurgia de redução de estômago, o NTCO (Núcleo de Tratamento e Cirurgia da Obesidade) realiza no próximo dia 21 de março, às 18h30, um encontro aberto a pacientes. O evento será realizado na Avenida ACM, Edifício Empresarial Thomé de Souza, 5º andar, nº 3244, Caminho das Árvores, em Salvador. Informações e inscrições podem ser feitas através do telefone (71) 3038-0700.

No encontro, que é realizado mensalmente, profissionais da equipe médica multidisciplinar do NTCO esclarecem as dúvidas dos pacientes. “Promovemos esse encontro porque é uma oportunidade que o paciente tem de tirar todas as dúvidas sobre o procedimento e de estar em contato com profissionais de diversas áreas, que são fundamentais antes, durante e depois da realização da cirurgia”, afirma Erivaldo Alves, cirurgião bariátrico e diretor do NTCO.

Quase um em cada cinco brasileiros sofre de obesidade e mais da metade da população adulta do Brasil, que reside nas capitais, está acima do peso. Em Salvador, 19,9% da população está obesa, índice acima da média nacional, e 53,8% da população soteropolitana está acima do peso normal (soprepeso). Os dados são da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada pelo Ministério da Saúde.

O país ocupa o segundo lugar no mundo no ranking da cirurgia bariátrica, ficando atrás apenas dos EUA.

Segundo o médico Erivaldo Alves, a cirurgia bariátrica é bastante segura, mas apresenta riscos como qualquer procedimento cirúrgico. “Cada caso precisa ser avaliado cuidadosamente. A análise do paciente envolve vários exames clínicos e laboratoriais. É importante que o paciente esteja bem informado sobre o procedimento, o pré e o pós-operatório e os hábitos que terá que adotar após a cirurgia”, esclarece.

Reinaldo Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *