SAMU COMPLETA NOVE ANOS NA CIDADE

São Francisco Conde Saúde

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192, da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, de São Francisco do Conde, completa nesta quarta-feira, 29 de agosto de 2018, 09 anos no município mantendo sempre o padrão de atendimento e relacionamento com a sociedade, atendendo a todos e prestando socorro a comunidade em momentos de necessidade.

O SAMU 192 conta com 07 equipes (em plantões de 24h) e 02 ambulâncias, sendo uma de suporte avançado e 01 de suporte básico. Nestes anos de história com a comunidade franciscana há uma média de 35 a 40 atendimentos mensais, desde traumatismos, violências e acidente, a pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC), emergência e urgência psiquiátrica, cuidados cardiovascular, cerebrovascular e traumatológico, entre outros.

De janeiro a agosto de 2018 já foram mais de 335 atendimentos e, para que o pronto atendimento seja feito com rapidez, o SAMU 192 conta com a comunidade seja dando passagem a ambulância, carro de polícia e bombeiros, na estrada durante as ocorrências ou ainda no combate a um dos maiores problemas enfrentados no serviço: o trote.

“Uma das coisas que mais atrapalha o atendimento do SAMU são os trotes. Quando alguém passa um trote está gastando combustível, ocupando o veículo em uma viagem desnecessária e comprometendo o empenho da equipe em outras ocorrências, já que é um desgaste muito grande para os profissionais”, declarou a coordenadora do SAMU, no município, Ivonete Franco.

A equipe do SAMU 192, de São Francisco do Conde, conta com 46 funcionários, entre médicos, enfermeiros, técnicos, condutores e a equipe de serviços gerais que dá conta de um trabalho que dura 24 horas ininterruptas.

Desde 2009, a equipe vem se aperfeiçoando através de cursos, treinamentos internos e externos, estudos, observações, orientações aos médicos e enfermeiros do serviço, e hoje, todos da equipe são certificados e capacitados a salvar vidas em diversas situações.

E, além dos atendimentos, o SAMU 192 atua de forma social no município através de palestras e treinamentos de primeiros socorros para a população franciscana em feiras de saúde, eventos nas escolas e sempre que requisitados.

Situações em que o SAMU 192 deve ser chamado:

Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios;

Em caso de intoxicação;

Em caso de queimaduras graves;

Na ocorrência de maus tratos;

Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto;

Em caso de tentativas de suicídio;

Em crises hipertensivas;

Quando houver acidentes/traumas com vítimas;

Em casos de afogamentos;

Em caso de choque elétrico;

Em acidentes com produtos perigosos;

Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte.

Caso identificar uma destas situações, ligue 192. Este número é gratuito e não depende de cartão telefônico ou crédito no celular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *