SSA: MILHARES DE CRIANÇAS AINDA NÃO FORAM VACINADAS

Bahia Saúde

A cinco dias do final da campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarambo, que já havia sido prorrogada, a capital baiana ainda precisa vacinar cerca de 40 mil crianças. Pais e mães têm até essa sexta-feira (14) para vacinar os filhos nos 125 pontos da rede municipal.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), isso significa dizer que 71% do público – 94 mil crianças de 1 a 5 anos de idade – foi vacinado, quando a meta é de 95% do público-alvo, ou seja, 134 mil pequenos. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), a Bahia atingiu um total de 88,91% – o que equivale a 849.361 mil crianças vacinadas.

A campanha, iniciada no início de agosto, segue com as doses disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em 125 unidades básicas da rede municipal. Para ampliar o acesso, cinco postos de referência seguem funcionando em esquema de horário estendido, até as 20h, exclusivamente para a imunização das crianças (veja endereços abaixo).

Em nota, a SMS afirmou que “a baixa procura pelas doses preocupa o poder público, uma vez que o país vive numa iminência de surto de sarampo e sob alerta para a volta da circulação do vírus da poliomielite”.

Na quinta-feira (6), a Sesab informou, em nota, que investiga um caso de sarampo em Ilhéus, no Sul do estado. De acordo com a pasta, o exame sorológico realizado no homem, natural do Amazonas, pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), deu positivo. Entretanto, ainda de acordo com a Sesab, novos testes seriam feitos.

“Para a confirmação do caso suspeito, é necessária uma segunda análise laboratorial, com isolamento viral. As amostras foram encaminhadas para a Fiocruz, no Rio de Janeiro”, disse a Sesab.

Há sete dias, quando anunciou a prorrogação da campanha, a SMS anunciou 66% da cobertura vacinal, com 89 mil crianças vacinadas.

“Infelizmente, pais e responsáveis ainda não deram conta da seriedade da situação epidemiológica no país. Algumas regiões do Brasil já estão vivendo uma epidemia de sarampo e o risco da volta de casos de pólio também é iminente. A melhor forma de mantermos nossa cidade livre dessas doenças é protegendo os pequenos com as doses das vacinas”, alertou Doiane Lemos, subcoordenadora de Doenças Imunipreveníveis da SMS.

POSTOS COM HORÁRIOS ESTENDIDOS

  •  USF CLEMENTINO FRAGA (ANTIGO 5º CENTRO DE SAÚDE) – AV. CENTENÁRIO, S/ Nº, BARRIS
  •  MULTICENTRO AMARALINA – AV. VISCONDE DE ITABORAY, 113 – AMARALINA
  •  MULTICENTRO LIBERDADE – RUA LIMA E SILVA Nº 217 LIBERDADE
  •  12º CENTRO DE SASÚDE ALFREDO BUREAU – RUA JAIME SALPONICK, SN CONJ GUILHERME MARBACK
  •  CENTRO DE SAÚDE JOSÉ MARIANE – AVENIDA DORIVAL CAYMMI, S/Nº – ITAPUÃ
  • (Correio 24h)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *