UROLOGISTA ABORDA QUESTÕES LIGADAS AO CÂNCER DE PRÓSTATA E DE PÊNIS

Região Saúde

Com ampla experiência no assunto de Câncer de Pênis e Próstata; Considerado um dos melhores médicos Urologistas do Brasil, Dr. Wagner Porto, esteve na manhã de quinta-feira (8), na Câmara de Vereadores de Madre de Deus, concedendo uma palestra dentro da campanha do Novembro Azul, refletindo o seguinte tema: Saúde do Homem – Câncer de Próstata.

Numa conversa descontraída e com pouca formalidade, o especialista conseguiu passar de maneira simples e eficiente a mensagem sobre a saúde do homem, alicerçado em números e casos que apontaram a letalidade do câncer de próstata, caso a mesmo não seja diagnosticado de forma precoce pelo urologista.

Segundo ele, só existe prevenção para câncer de pênis, e não para câncer de próstata. “Isso é bom ser frisado! O que existe é o diagnóstico precoce e daí uma alta chance de cura chegando a mais de 90%. E para se chegar ao diagnóstico da patologia é necessário fazer a consulta urológica, toque retal e a dosagem do sangue do PCA (Substancia produzida pela próstata),” explicou.

Drº Wagner também parabenizou o trabalho conjunto da Câmara de Vereadores com a Prefeitura do município, através da Secretaria de Saúde. “Parabenizo a todos pela iniciativa de promover uma palestra dentro do novembro azul voltado para a saúde do homem e voltado {sic}, ao câncer de próstata. Eu entendo que a informação é a coisa mais importante que existe e ela ajuda a acabar com a ignorância, derrubar tabus (…) É muito importante também que cada um que esteve aqui nessa palestra seja um multiplicador dessas informações da saúde do homem: Que seja na sua casa, trabalho, amigos, etc.  Para que possamos vencer essa terrível doença que é o câncer de próstata”, aconselhou.

Para o presidente da Câmara, Marden Lessa, os homens também tem um pouco de culpa na disseminação do preconceito sobre o exame do toque retal. “Tenho que fazer a meia culpa, pois fazemos piada sobre o exame do toque. Dessa forma – nós homens – Devemos deletar isso da mente, se libertar desse preconceito e cuidar um pouco mais da nossa saúde. Como bem disse Drº Wagner, a melhor saúde não é a curativa, mas a preventiva”, ressaltou Marden.

O Secretário de Saúde da cidade, Amaury Miranda disse que o cidadão madredeusense pode contar com uma saúde preventiva o ano todo em Madre de Deus e não, somente, nas campanhas do Outubro Rosa (Câncer de mama) e Novembro Azul (Câncer de Próstata).

“Nós temos a prevenção durante todo ano. Pegamos os meses de campanha no calendário nacional onde destacamos a importância da prevenção. E vale ressaltar que um câncer descoberto no início a chance de cura é muito alta, então pedimos, encarecidamente, a população que procure se informar, ouça nossos conselhos, pois estamos aqui justamente querendo prevenir”, alertou.

A ação foi realizada pelos vereadores Marden Lessa, Renato de Martins e Claudia Copque, em parceria com a Prefeitura de Madre de Deus, através da Secretária de Saúde.

Por Assessoria de Comunicação, SESAU

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e área internaA imagem pode conter: 16 pessoas, pessoas sentadas e área internaA imagem pode conter: 11 pessoas, pessoas sentadasA imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas sorrindo, multidão e área interna

Ascom/SESAU/PMMD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *