OS CINQUENTA ANOS DE SAMBA CHULA SERÁ CELEBRADO COM EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

São Francisco Conde

 

Em comemoração aos 50 anos do Samba Chula, a Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), de São Francisco do Conde, irá realizar no período de 28 de novembro a 07 de dezembro, das 08h às 14h, uma Exposição Fotográfica em celebração e valorização dessa história. A exposição será na sede da própria SECULT, localizada na Rua Espírito Santo – Centro.

SAMBA CHULA: O samba chula característico é também chamado samba de viola e samba amarrado. Uma dupla de cantadores canta a chula e a outra dupla reforçada pelo coro das mulheres responde com o relativo – um verso menor que “arremata” a chula. Nessa hora, ninguém entra na roda para sambar, esperando os homens terminarem de cantar e começar a parte instrumental com solos de viola e da percussão. A sambadeira agora samba com passos miudinhos, “peneirando” e percorrendo a roda toda até dar a umbigada noutra sambadeira, que espera a próxima chula cantada.

As chulas são miniaturas poéticas que tratam dos assuntos da vida, contando pequenas histórias, relatando conflitos e as complicações da paixão, retratando aspectos do cotidiano e dando conselhos, alertas e “sotaques” para quem precisa ouvir

(https://cantadordechula.wordpress.com)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *