TORNEIO DE FUTEBOL REÚNE HOMENS QUE SOFRIAM COM OBESIDADE

Esporte Saúde

Um torneio de futebol inusitado vai reunir homens que sofriam de obesidade e, depois de terem se submetido à cirurgia bariátrica, recuperaram a saúde e a forma física e já conseguem jogar bola e praticar outras atividades físicas e esportes. NTCO (Núcleo de Tratamento e Cirurgia da Obesidade) promove, no próximo dia 26 de janeiro, o seu 2º Torneio de Futebol, na Associação Atlética da Bahia, na Rua César Zama, 316, Barra, a partir das 8 horas. Os times serão formados por pacientes que emagreceram após cirurgia bariátrica e que possuem liberação médica para realizar atividades físicas, além de cirurgiões e colaboradores do NTCO. 

O evento conta com o apoio da Associação Atlética da Bahia, Água Mineral Maiorca e da Fundação José Silveira. As regras dos jogos são as mesmas da CBFS (Confederação Brasileira de Futebol Society) com algumas adaptações. As equipes serão sorteadas em duas chaves e farão o confronto em turno único. As equipes vencedoras da primeira rodada disputam o título de campeã do Torneio. As vagas para participar são limitadas e as inscrições já podem ser realizadas no site www.ntco.com.br até o dia 25 de janeiro, mediante doação de 3 kg de alimentos não-perecíveis entregues no dia do evento, que depois serão encaminhados à instituições assistenciais de Salvador.

O torneio integra uma série de ações do Movimento contra a Obesidade, idealizado e promovido há 15 anos pelo NTCO com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de hábitos saudáveis, como atividade física e alimentação equilibrada, para prevenir a obesidade e o sobrepeso. “A proposta de ações como essa é promover a saúde, a qualidade de vida e o bem estar através do estimulo a prática de atividades físicas e desportivas”, afirma o cirurgião bariátrico e diretor do NTCO, Erivaldo Alves. O médico destaca que o grande desafio do paciente após a cirurgia bariátrica e o emagrecimento é se manter no peso adequado.

Para o educador físico Eric Simas, que integra a equipe do NTCO, a prática de esportes é uma das principais aliadas na prevenção da obesidade e das inúmeras doenças associadas ao excesso de peso. “Escolher uma modalidade esportiva, como o futebol, por exemplo, é uma ótima alternativa para aqueles que não gostam de exercícios físicos como musculação ou rotinas de academia”, ressalta. 

(Assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *