HEMOBA FAZ APELO PARA POPULAÇÃO DOAR SANGUE E AJUDAR A MANTER ESTOQUES REGULARES

Saúde

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) inicia o mês de fevereiro fazendo mais um alerta para os baixos estoques de sangue, que continuam a operar com a classificação crítica ou alerta, com redução mais acentuada entre os tipos sanguíneos de Rh negativo. Com o objetivo de estabilizar esse quadro, a Hemoba faz um apelo para que a população compareça para doar sangue em uma das unidades fixas de coleta, distribuídas no estado, ou em um dos Hemóveis.

Durante esta semana, as unidades móveis atendem no Salvador Shopping e Shopping Bela Vista, e no Núcleo Regional de Saúde, na cidade de Feira de Santana, até sexta-feira (8), das 8h às 17h. Os interessados em doar sangue devem ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal.

Pessoas com mais de 60 anos somente poderão doar sangue caso já tenham realizado alguma doação antes dos 60 anos. Além disso, é obrigatório estar em boas condições de saúde, ter mais de 50 quilos e a apresentar documento oficial com foto.

Ainda dentro das recomendações básicas, o candidato precisa estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas), alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação), sem ingerir bebida alcoólica nas 12 horas antecedentes à doação e sem fumar por pelo menos duas horas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *