LC SANTANA LANÇA BIOGRAFIA DE RILZA VALENTIM

São Francisco Conde

Depois de pouco mais de um ano de pesquisa e coleta de material, o escritor Luís Cláudio Santana, natural de São Francisco do Conde lançou nesta sexta-feira (09), a biografia autorizada sobre a vida da ex-prefeita de cidade, Rilza Valentim. Foi um total de quarenta entrevistas com pessoas que compartilharam a vida com Valentim. Só com a família dela foi registrado mais de duas horas de depoimento.

Na visão do autor, Rilza Valentim era uma mulher forte, cheia de garra, que lutava com unhas e dentes pelos seus ideais, pelos seus sonhos, às vezes dura, mas, que amava as pessoas. Que se tornou uma referencia de força e transformou a vida de muita gente. E que durante o processo de elaboração do livro, ouvindo tantas histórias passou a admirá-la ainda mais.

“Rilza Valentim, Uma Mulher, Várias Histórias!” como próprio nome já diz, a biografia contém muitas histórias vividas por ela dentro e fora do seio familiar, como mãe, como filha, como irmã, como amiga, como cidadã, como profissional e como referência de mulher negra imponderada.

Segundo Ralison, Rilza era uma mulher amorosa e de gostos simples, dedicada à família, que nunca demostrava tristeza mesmo quando a coisa não ia bem e apaixonada pelo seu povo. Ela tinha uma filosofia de vida “quando você for fazer alguma coisa, que faça bem feito”, disse Ralison. E completou, “Rilza tinha pressa. Era como se quisesse recuperar o tempo perdido, principalmente quando se tornou prefeita de São Francisco do Conde. Se dedicava 24h para fazer o povo da sua cidade feliz”.

Além da família e amigos da ex-prefeita, estiveram presentes no lançamento, políticos como os deputados Jorge Sola, Rosemberg Pinto e Adolfo Viana; o Vice-prefeito Nem do Caípe; os secretários Marivaldo do Amaral e Renato Costa Rosa; os vereadores Luís Dantas ‘Me Abrace’ e Renato Junior; o assessor do governo do estado Marivaldo Bispo e a sociedade em geral.

Durante a sua vida pública Valentim assumiu o cargo de Secretária de Educação, foi vereadora por duas vezes e depois eleita prefeita por dois mandatos consecutivos. Na metade do segundo mandato ela veio a falecer vitima de trombose em decorrência da anemia falciforme, doença hereditária, que causa alteração nos glóbulos vermelhos do sangue. O tratamento pode ajudar, mas não tem cura.

Amigo de longa data e companheiro de luta politica, o atual secretário de Educação do município, Marivaldo do Amaral, disse em entrevista a REDE RC que a secretaria pretende adquirir alguns exemplares do livro para ficar a disposição da rede municipal de ensino.

Para quem quiser adquirir o livro, já está disponível no site da www.agbook.com.br. Em breve às pessoas poderão encontrar, também, em uma loja da cidade de São Francisco do Conde, que ainda será divulgada.

Rose Nascimento/RC News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *