NOVA JORNADA PEDAGÓGICA COMEÇA DIA 18 DE FEVEREIRO

Educação São Francisco Conde

De 18 a 20 de fevereiro acontece na cidade de São Francisco do Conde, Recôncavo baiano, o “Diálogos Pedagógicos 2019”, espaço dedicado à comunidade escolar do município, que diariamente constrói a Educação com qualidade, meta prioritária da gestão municipal. O evento irá ocorrer no Auditório 02 de julho, localizado na sede da Secretaria Municipal da Educação, nos dois primeiros dias. No terceiro dia, o encontro será nas 52 unidades escolares distribuídas nos bairros franciscanos.

O “Diálogos Pedagógicos” é um formato novo da Jornada Pedagógica, evento comum nas redes públicas, onde acontecem atividades voltadas para o planejamento de ensino e troca de experiências entre professores e demais profissionais que trabalham diretamente com a educação. Durante os três dias de atividades, serão delineadas as principais ações institucionais da rede de ensino no ano letivo corrente, promovendo discussões e planejamento acerca dos saberes e fazeres que garantem a efetiva aprendizagem dos educandos.

Neste novo modelo, a proposta é afinar ainda mais o diálogo com quem faz a educação acontecer. Além disso, haverá um momento especial apenas com as famílias dos estudantes da rede, com a neuropsicóloga Cleudia Fernandes, que irá proferir uma palestra sobre a importância fundamental do envolvimento da família com a escola.

O tema do ano letivo 2019 da rede municipal de ensino de São Francisco do Conde é Currículo: tecendo saberes e fazeres da/na Educação de São Francisco do Conde. Essa temática será a principal ação da Secretaria Municipal da Educação no ano, que é construir o Currículo de São Francisco do Conde, consoante Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Resolução CNE/CP, nº 2 de 22 de dezembro de 2017, bem como o Currículo Bahia, os materiais já disponíveis/construídos pela rede de ensino ao longo dos anos e toda legislação referente à Educação brasileira.

Na elaboração do Currículo será garantida ampla participação dos profissionais da rede municipal de ensino, bem como a validação da comunidade franciscana dos princípios norteadores da Educação que considera a identidade e diversidade local. Na realização do “Diálogos Pedagógicos” será iniciado o percurso de construção do documento norteador da educação franciscana.

A fim de enriquecer esse debate e subsidiar essa construção, o “Diálogos Pedagógicos 2019” contará com a participação do prof. Dr Roberto Sidnei, um dos maiores especialistas brasileiros em currículo, com Pós-doutorado em Currículo e Formação pela Universidade de Fribourg na Suíça (2007) e em Teoria de Currículo pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho-Portugal (2016).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *