COMO SE CADSTRAR NO MEU INSS E REALIZAR VÁRIAS TAREFAS

Brasil

Quem se torna contribuinte do Instituto Nacional do Seguro Social ganha acesso a diversos benefícios previdenciários, como aposentadoria, auxílio-doença e pensão por morte. Se você quer começar a contribuir, confira abaixo como se cadastrar no INSS.

Primeiro, o que é INSS?

INSS é a sigla para Instituto Nacional do Seguro Social, órgão público responsável pelo pagamento da aposentadoria e outros benefícios aos trabalhadores brasileiros e demais segurados – como microempreendedores individuais e contribuintes individuais.

Basicamente, o INSS cuida da execução dos direitos dos segurados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS): o regime público de previdência social no Brasil. Suas políticas são elaboradas pela Secretaria de Previdência e executadas pelo INSS – ambos vinculados ao Ministério da Economia.

O objetivo da previdência social é garantir a renda do contribuinte e de sua família em alguns casos, como doença, acidente, gravidez, prisão, morte e velhice. Para ter essa proteção, entretanto, é necessário estar inscrito no RGPS e contribuir com um valor mensal ao INSS.

O papel do INSS, portanto, é executar os benefícios previdenciários previstos no Regime Geral de Previdência Social – incluindo controlar e realizar o pagamento de aposentadorias e de outros benefícios, como auxílio-doença e pensão por morte.

Como se cadastrar no INSS?

Se você quer começar a contribuir com o Instituto Nacional do Seguro Social, ser procurador ou representante legal de outra pessoa ou solicitar algum serviço, é importante entender como se cadastrar no INSS.

Basicamente, ao realizar a inscrição no INSS, é gerado um Número de Inscrição do Trabalhador (NIT). Mas, se você já é cadastrado no PIS, Pasep ou NIS, esse também já é seu número para o Instituto Nacional do Seguro Social – ou seja, não é preciso se cadastrar novamente, basta usar esse número junto à Previdência Social.

Se você ainda não é inscrito, veja o passo a passo abaixo para se cadastrar no INSS:

  1. Acesse o portal Meu INSS;
  2. Clique em “Inscrever no INSS”;
  3. Informe os dados necessários para concluir seu cadastro;
  4. Pronto! O número da inscrição é gerado no final da solicitação.

Você também pode fazer o cadastro pelo app Meu INSS, disponível para Android e iOS.

Caso a inscrição seja para uma pessoa que não é contribuinte, como crianças ou representantes legais de outra pessoa, o cadastro no INSS deve ser feito pelo número de telefone 135.

Nubank

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *