Ícone do site CajaíbaNotícias

TORNEIO DE FUTEBOL REÚNE HOMENS QUE SOFRIAM COM OBESIDADE

Um torneio de futebol inusitado vai reunir homens que sofriam de obesidade e, depois de terem se submetido à cirurgia bariátrica, recuperaram a saúde e a forma física e já conseguem jogar bola e praticar outras atividades físicas e esportes. NTCO (Núcleo de Tratamento e Cirurgia da Obesidade) promove, no próximo dia 26 de janeiro, o seu 2º Torneio de Futebol, na Associação Atlética da Bahia, na Rua César Zama, 316, Barra, a partir das 8 horas. Os times serão formados por pacientes que emagreceram após cirurgia bariátrica e que possuem liberação médica para realizar atividades físicas, além de cirurgiões e colaboradores do NTCO. 

O evento conta com o apoio da Associação Atlética da Bahia, Água Mineral Maiorca e da Fundação José Silveira. As regras dos jogos são as mesmas da CBFS (Confederação Brasileira de Futebol Society) com algumas adaptações. As equipes serão sorteadas em duas chaves e farão o confronto em turno único. As equipes vencedoras da primeira rodada disputam o título de campeã do Torneio. As vagas para participar são limitadas e as inscrições já podem ser realizadas no site www.ntco.com.br até o dia 25 de janeiro, mediante doação de 3 kg de alimentos não-perecíveis entregues no dia do evento, que depois serão encaminhados à instituições assistenciais de Salvador.

O torneio integra uma série de ações do Movimento contra a Obesidade, idealizado e promovido há 15 anos pelo NTCO com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de hábitos saudáveis, como atividade física e alimentação equilibrada, para prevenir a obesidade e o sobrepeso. “A proposta de ações como essa é promover a saúde, a qualidade de vida e o bem estar através do estimulo a prática de atividades físicas e desportivas”, afirma o cirurgião bariátrico e diretor do NTCO, Erivaldo Alves. O médico destaca que o grande desafio do paciente após a cirurgia bariátrica e o emagrecimento é se manter no peso adequado.

Para o educador físico Eric Simas, que integra a equipe do NTCO, a prática de esportes é uma das principais aliadas na prevenção da obesidade e das inúmeras doenças associadas ao excesso de peso. “Escolher uma modalidade esportiva, como o futebol, por exemplo, é uma ótima alternativa para aqueles que não gostam de exercícios físicos como musculação ou rotinas de academia”, ressalta. 

(Assessoria)

Sair da versão mobile