O Twitter anunciou, nesta segunda-feira (10), em homenagem ao setembro amarelo (mês de prevenção ao suicídio), o lançamento da parceria com instituições ligadas à prevenção do suicídio. A ideia é espalhar a hashtag “#ExisteAjuda”. Ela também estreou um emoji exclusivo do símbolo da campanha.
O serviço de notificação atua de forma ativa no suporte aos usuários que estejam em situação de risco ou automutilação. Assim, quando o usuário fizer uma busca por termos associados ao tema, será apresentada uma notificação incentivando a busca por apoio. No Brasil, por exemplo, ela trará o´contato do Centro de Valorização da Vida (CVV).
Para Adriana Rizzo, voluntária e porta-voz do CVV, “são mais de 30 brasileiros mortos diariamente vítimas do suicídio, o que demonstra que ações como esta são urgentes e necessárias. O CVV atua gratuita e voluntariamente há 56 anos, e sabemos muito bem que quebrar os tabus em relação ao suicídio exige coragem e força de vontade”.Se algum usuário perceber que um amigo ou conhecido também tem apresentado comportamento suicida, é possível enviar um alerta, através de um formulário, à central do Twitter. É preciso especificar o problema e o @ da pessoa em questão.