São Francisco do Conde e outras 60 cidades baianas, que já registraram casos confirmados do novo coronavírus, receberam testes rápidos da Secretaria da Saúde do Estado (SESAB). A informação foi divulgada neste sábado (11).
De acordo com o órgão estadual, por determinação do Ministério da Saúde, os 31 mil testes rápidos que foram adquiridos pelo governo federal devem ser destinados aos trabalhadores da Saúde e da Segurança Pública, além de pessoas que morem no mesmo imóvel que esses profissionais e tenham quadro gripal.
O exame deve ser realizado respeitando duas condições: os profissionais de saúde e segurança pública devem ter o mínimo de sete dias completos desde o início dos sintomas de Síndrome Gripal e mínimo de 72 horas assintomático; já para as pessoas com diagnóstico de Síndrome Gripal que moram na mesma casa de um profissional de saúde ou segurança em atividade, ela deve ter o mínimo de sete dias completos desde o início dos sintomas do quadro gripal.
De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, “a Bahia solicitou a ampliação desse público-alvo, mas o acréscimo de outros grupos populacionais está subordinado à capacidade operacional de produção, aquisição e distribuição do Ministério da Saúde”, pontua o secretário.
De acordo com a nota técnica nº 11/2020 do Ministério da Saúde, o resultado do teste sai em 15 minutos.