O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, e a Secretaria de Meio Ambiente Agricultura e Pesca – SEMAP, da prefeitura de São Francisco do Conde realizaram nesta quinta-feira (17), mais uma ação de conscientização e fiscalização para a proteção do Caranguejo-Uçá no município. Os fiscais percorreram os manguezais do Drena I, Cais, Porto de Brotas e Roseira. Durante o período de reprodução 17 a 22 de fevereiro, 03 a 08 de março, e de 19 a 24 de março, fica proibida a captura, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, a comercialização de qualquer espécie do caranguejo-uçá, no estado da Bahia, durante o período da andada de acordo com o cronograma estabelecido na Portaria n° 325, de 30 de dezembro de 2020.
Eduardo Votta, analista Ambiental do IBAMA na área de educação ambiental, ressaltou a importância da conscientização: “Temos que preservar a espécie nesse período, pois eles ficam mais vulneráveis durante a reprodução. Por isso, vamos cuidar e preservar o Caranguejo-Uçá em São Francisco do Conde e toda Bahia”.
Antônio Santana, agente Ambiental Federal do IBAMA, falou das fiscalizações que estão sendo feitas no município: “É extremamente importante essa proteção e preservação da espécie. Nossa fiscalização hoje é para a proteção do animal e, principalmente, para garantir as gerações futuras do caranguejo e também visando garantir o sustento das famílias que sobrevivem da espécie”.
Fonte: Site PMSFC