JORNADA JOVEM FORMA A PRIMEIRA TURMA

Cursos. Concursos. Emprego

 

 A formatura da primeira turma do Projeto Jornada Jovem Acelen aconteceu em dezembro, nos dias 12, 15 e 18, no Espaço Acelen Acender, em Candeias (BA). A cerimônia teve a participação de representantes da Acelen, Fundação Banco do Brasil e AVSI Brasil, que certificaram 97 jovens de 15 a 29 anos, participantes do projeto de capacitação e encaminhamento para o mercado de trabalho.

A cada ciclo de qualificação finalizado é implementado um sistema de acompanhamento para identificar oportunidades e dar suporte aos jovens em sua busca por uma colocação profissional. O Jornada Jovem Acelen está em sua segunda turma, que começou no final de janeiro de 2024 com mais 100 jovens, que vão receber auxílio-transporte e alimentação durante a fase de formação.

“Fazer parte do Jornada Jovem Acelen é uma honra, experiência única de lapidação para o mercado de trabalho e para a vida. Sou feliz por fazer parte desse projeto, e por vivenciar uma geração de jovens empenhada em conquistar os seus objetivos.” Declarou a jovem Luana Barbosa, de 25 anos, moradora da cidade de Madre de Deus (BA).

O programa, que seleciona jovens residentes dos municípios de Candeias (BA), Madre de Deus (BA), São Francisco do Conde (BA), Ilha dos Frades (BA), Ilha de Maré e Ilha de Bom Jesus dos Passos (BA), é dividido em três módulos: Formação para a Vida, Exploração do Mundo Profissional; e Tecnologia e Inovação.

“Com o encerramento desse primeiro ciclo, temos um banco de talentos com 100 jovens preparados para ingressar no mercado de trabalho. São jovens estudiosos, dedicados, em busca de uma oportunidade e de experiência profissional. Para isso contamos com a parceria dos empresários, autoridades e demais moradores para juntos apoiarmos a empregabilidade jovem na região”, reforça Vanessa Alonso, gerente especial da AVSI Brasil, responsável pela execução da iniciativa.

Os participantes contam com atividades e disciplinas que abordam tanto conhecimentos essenciais para a vida quanto vivências básicas relacionadas ao mercado de trabalho. Além de focar no desenvolvimento das habilidades técnicas individuais, a metodologia proporciona aos jovens uma reflexão sobre os objetivos futuros que desejam alcançar.

“Com o Jornada Jovem Acelen, em parceria com a Fundação Banco do Brasil e AVSI Brasil, acendemos a esperança dos jovens na busca por melhores oportunidades no mercado de trabalho. Continuaremos investindo na educação, na formação profissional e no social para o desenvolvimento das comunidades do entorno da Refinaria de Mataripe.”, declara o vice-presidente de Recursos Humanos da Acelen, João Raful.

Investimento em desenvolvimento social

A Acelen, desde que assumiu a Refinaria de Mataripe, em dezembro de 2021, vem reforçando o diálogo social com os Conselhos Comunitários Consultivos (CCS) por meio de escuta e diagnósticos consistentes que possibilitaram direcionar os investimentos para capacitação e profissionalização das pessoas. No social, já foram investidos mais de R$3,8 milhões em projetos e ações sociais e humanitárias voltadas para as comunidades.

Entre as realizações, além do Jornada Jovem, há iniciativas inéditas no setor de refino, como a criação de um programa de Jovem Aprendiz exclusivo para mulheres, que está em andamento e formará gratuitamente 40 técnicas em Petroquímica, fomentando a equidade de gênero no segmento. Também para o público feminino, a empresa realizou mutirões de saúde para aproximadamente 800 mulheres que foram assistidas com consultas humanizadas e exames ginecológicos preventivos, além de ultrassonografias e mamografias.

Desde o início da gestão Acelen, foram destinados R$16,6 milhões em educação e formação profissional. Entre os resultados, estão 5.237 inscrições em treinamentos no Centro de Excelência em Educação Acelen Acender, 159 cursos oferecidos e 224 novos técnicos de operação capacitados. Além disso, em parceria com o Senai Cimatec, foram oferecidas 350 vagas em curso básico de formação de operadores de refino e 30 em curso de manutenção.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *