A Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Purificação, em Santo Amaro da Purificação – Recôncavo Baiano, será elevada à Basílica Menor. O anúncio feito pelo Papa Francisco na manhã desta sexta-feira, 18 de outubro, foi uma grande surpresa para os fiéis, que nessa mesma data celebram os 416 anos de elevação canônica do templo.
Na Diocese de Cruz das Almas, à qual pertence o templo, a informação foi divulgada pelo bispo diocesano, Dom Antonio Tourinho Neto, na Rádio Excelsior Recôncavo, revelando que recebeu esta notícia da Nunciatura Apostólica por volta das 17h30 da última quinta-feira, 17 de outubro. O prelado lembrou que o pároco, padre Raimundo Mário, foi quem, em nome dos fiéis santamarenses, solicitou ao bispo em 2022, na Festa de Nossa Senhora da Purificação, que a Diocese de Cruz das Almas acolhesse e encaminhasse à Roma a solicitação da elevação da Matriz da Purificação à dignidade de Basílica.
Durante o anúncio, os sinos da nova Basílica e das Igrejas em Santo Amaro soaram, a pedido de Dom Tourinho, para festejar essa grande notícia. Dom Tourinho informou que haverá uma Celebração Solene marcando a elevação que será preparada dentro de alguns meses, porém, já neste domingo, 20 de outubro, às 8h, será celebrada a Missa no templo.
A concessão do título de Basílica Menor a Igrejas é estabelecido pelo Decreto “Domus Ecclesiae”, da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Emitido pela Santa Sé, este documento define características e responsabilidades que uma Igreja deve possuir para receber essa distinção.
Entre os requisitos estão a importância para a vida litúrgica e pastoral da diocese, a capacidade de atrair um grande número de fiéis e a adesão estrita às normas litúrgicas. Também deve ser levado em consideração o valor histórico do templo, que deve ter um tamanho adequado da nave e do presbitério; que tenha um “número adequado de presbíteros, dedicados ao cuidado pastoral e litúrgico, sobretudo para a celebração da Eucaristia e da Penitência”.
Basílica Menor é um título honorífico concedido pelo Papa à Igrejas em diversos países do mundo As Basílicas Menores estão ligadas às Basílicas Maiores ou Papais que são aquelas que estão desde o século XVII diretamente sob a autoridade do Papa, têm privilégios especiais e abrigam um altar e um trono papal. Estas Basílicas Maiores estão em Roma: São Pedro do Vaticano, São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Fora dos Muros.
Texto: CNBB