CAM ESTÁ OFERENCENDO MAMOGRAFIAS DE GRAÇA EM SALVADOR

Saúde

Para aumentar o acesso de pacientes ao exame de rastreamento e contribuir para o combate ao câncer de mama, a CAM, que integra a Oncoclínicas&Co, vai oferecer 300 mamografias gratuitas no mês de dezembro. A ação, idealizada pela mastologista Carolina Argolo, da CAM, é fruto de uma parceria com a rede de postos Shell através da campanha “Meu Combustível Salva”, realizada pelo quarto ano consecutivo. 

“Além de ampliar o acesso ao exame de mamografia, essencial para diagnóstico precoce do câncer de mama, a campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção”, afirma Carolina Argolo, que também é presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Bahia.

Quem pode se inscrever

Podem se inscrever para a realização do exame gratuito, pacientes com idade de 40 a 70 anos, que tenham realizado mamografia há um ano ou mais (ou nunca tenham feito o exame) e que sejam usuárias do SUS. Os exames serão feitos nas unidades da clínica em Salvador (Itaigara e Canela) e Lauro de Freitas.

Em casos de resultados suspeitos (BIRADS 4 e 5), a CAM também vai disponibilizar uma consulta com mastologista e biópsia para confirmação do diagnóstico. As pacientes com câncer de mama serão encaminhadas para tratamento no Hospital Aristides Maltez.

O agendamento deve ser feito no último sábado de novembro (dia 30), através do telefone (71) 3512-8600.

Estatísticas do câncer de mama

Em 2024, a Bahia deve apresentar 4.230 novos casos de câncer de mama, de acordo com estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Com 73.610 registros previstos no Brasil, a doença representa o tumor mais incidente em mulheres de todas as regiões do país (depois do de pele não melanoma).  A falta de acesso ao exame de mamografia, considerado a forma mais eficaz de diagnóstico precoce da doença, é uma das principais causas das altas taxas de tumores mamários em estágio avançado.

“A mamografia faz toda diferença para detecção precoce e o sucesso do tratamento, pois é capaz de identificar lesões muito iniciais, nódulos muito pequenos, quando eles ainda não são palpáveis,” afirma Carolina Argolo. “Diagnosticar precocemente pode representar 90% de chance de cura”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *