SANTO AMARO: IGREJA DA PURIFICAÇÃO SERÁ ELEVADA A BASÍLICA MENOR NESTA QUARTA

Região

A paróquia Nossa Senhora da Purificação, em Santo Amaro (BA) será elevada a basílica menor no próximo dia 22 de janeiro em uma missa solene celebrada pelo arcebispo de Salvador (BA), cardeal Sergio da Rocha. Será a primeira basílica menor da diocese de Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano e a quinta da Bahia, junto com as basílicas do Santíssimo Salvador, do Senhor Bom Jesus do Bonfim, de Nossa Senhora da Conceição da Praia e do mosteiro de São Bento, todas em Salvador. O decreto Domus Ecclesiae da Congregação para o Culto divino e a Disciplina dos Sacramentos (atual Dicastério), que inclui as “normas para a concessão do título de basílica menor”, diz que existem igrejas “dotadas de uma especial importância para a vida litúrgica e pastoral, que podem receber do Sumo Pontífice o título de ‘Basílica Menor’, mediante o qual vem expresso um particular vínculo com a Igreja de Roma e com o Sumo Pontífice”.

O título de basílica menor à igreja Nossa Senhora da Purificação foi concedido pelo papa Francisco, em 18 de outubro passado, data em que a paróquia celebrou 416 anos de sua criação. Segundo o bispo de Cruz das Almas, dom Antonio Tourinho Neto, o pedido de elevação da igreja ocorreu em 2022, na festa de Nossa Senhora da Purificação, por meio do pároco de Nossa Senhora da Purificação, padre Raimundo Mário, que fez a solicitação ao bispo e este, encaminhou o pedido à Roma.

A igreja Nossa Senhora da Purificação foi erguida em 18 de outubro de 1608. Setenta anos depois o prédio ruiu. Em 1706 começou a ser reconstruída, foi ampliada em 1750 e concluída no final do século XVIII, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Na década de 1920, o interior da igreja foi modificado para dar destaque à pintura do teto que mostra a apresentação do Menino Jesus no Templo, motivo da devoção a Nossa Senhora da Purificação. Em suas paredes laterais os painéis de azulejos revelam cenas da vida de Nossa Senhora. Em 1941, a igreja foi tombada pelo IPHAN por sua importância cultural. A igreja ficou fechada de 2017 a 2019 para obras de restauração.

Fonte: Acidigital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *