Mal começou 2025, e a cidade de Teodoro Sampaio já enfrenta turbulências na política local. O motivo é a composição feita pelo prefeito eleito, João Paulo, com sua vice, Valdelúcia dos Reis, que está sendo acusada pelo segundo colocado, Josenilton Rodrigues(Nenengo), de ser esposa do ex-vice-prefeito por dois mandatos consecutivos (2016 e 2020), Evilásio Vieira.
Uma súmula do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) impede a diplomação de quem se elege ao Executivo por três mandatos consecutivos, incluindo parentes próximos como pai, irmão e cônjuge. A reportagem do Cajaíba Notícias conversou com o advogado especialista em direito eleitoral, Ademir Ismerim Medina, que confirmou dizendo que o entendimento se aplica a presidentes, governadores, prefeitos e seus respectivos vices. Ele explicou que, nesse caso, apenas Valdelúcia Reis seria afastada, e João Paulo seguiria no mandato como prefeito.
Valdelúcia declarou no TSE que é solteira. No entanto, diversas pessoas, inclusive membros da oposição, afirmam que ela é esposa de Evilásio Vieira. Testemunhas relatam que os dois têm um filho de cerca de 30 anos de idade, moram juntos e que, durante sessões na Câmara quando era vereadora, Valdelúcia teria mencionado Evilásio como seu esposo. Além disso, uma postagem em sua rede social mostra ambos juntos celebrando a chegada do ano novo.
A oposição ingressou na Justiça para tentar anular a chapa de João Paulo e Valdelúcia dos Reis. O grupo opositor acredita que, caso seja comprovado o vínculo matrimonial entre Evilásio Vieira e Valdelúcia dos Reis, o segundo colocado Nenengo assumiria a prefeitura.
A situação permanece incerta, devido aos diferentes entendimentos dados pela própria Justiça, o que abre margem para diversos recursos e pode prolongar o processo por anos.
Siga nosso perfil no Instagram