Na última terça-feira (23), às 10h, todos os 13 vereadores de São Francisco do Conde estiveram presentes em Brasília para participar de uma audiência pública na Câmara dos Deputados onde debateram e buscaram soluções para a dramática queda da arrecadação ocorrida após a privatização da RLAM, principal fonte geradora de recursos para o munícipio e toda a Bahia.
A participação integral do Legislativo municipal reforçou a unidade política em torno de um debate considerado decisivo para o futuro econômico de São Francisco do Conde, município que há décadas tem sua arrecadação fortemente vinculada à atividade da Refinaria Landulpho Alves (atual Refinaria de Mataripe).
Durante a audiência, os vereadores destacaram a queda na arrecadação de impostos, sobretudo o ICMS, após a privatização da refinaria, o que tem acarretado sérios impactos financeiros para o município. A diminuição da receita compromete a capacidade da gestão municipal em manter programas sociais e investimentos em áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura, afetando diretamente a população.
O presidente da Câmara, vereador Nem do Caípe, ressaltou a importância da mobilização coletiva dos parlamentares:
— “Fiz questão de levar todos os vereadores porque trata-se de um tema que atinge o coração da nossa economia. Nós representamos o povo de São Francisco do Conde e estamos aqui unidos para buscar soluções”, afirmou.
A participação maciça dos vereadores franciscanos foi interpretada como um marco de união e compromisso com a defesa dos interesses do município. A expectativa agora é que, a partir desse diálogo, sejam construídas alternativas que minimizem os impactos da privatização e garantam que São Francisco do Conde continue desempenhando papel estratégico na economia da Bahia e do Brasil
A audiência foi presidida pelo Deputado Federal Jorge Solla e contou com representantes do setor e autoridades como o Secretário da Fazenda do estado da Bahia Manoel Vitório Filho que reconheceu a queda na receita do município e se comprometeu em buscar soluções.
A transmissão foi feita pelo canal oficial da Câmara dos Deputados no YouTube, ainda disponível para acesso.
Assessoria
Venho aqui para mais uma reclamação: É o seguinte, hoje fui no centro 2 levar a terceira amostra de exames de fezes, e os funcionários do laboratório não vieram, e segundo o vigilante não tem previsão de quando vai vir outra turma, talvez no dia primeiro de outubro., tinha eu e mais três pessoas para entregar a terceira amostra. Aí eu pergunto, para quê pediram três amostras, se não iam cumprir com as obrigações? Nem todos conseguem entregar às três de uma só vez. MISERICÓRDIA!!! PREFEITO, SECRETARIA DE SAÚDE, sei lá o quê!!