O município de São Francisco do Conde se prepara para receber o Carnaval Cultural 2026, que neste ano traz como tema “Carnaval Cultural: Celebrando a Nossa Cultura Popular – 2026”. O evento será realizado pelo Governo do Estado da Bahia, com apoio da Prefeitura de São Francisco do Conde.
A iniciativa integra o projeto “Carnaval da Bahia 2026”, viabilizado por meio de edital de chamamento público do Governo do Estado, sob coordenação da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Sufotur), com o objetivo de celebrar convênios de cooperação técnica e financeira com até 80 municípios baianos.
Em São Francisco do Conde, a Prefeitura atua como apoiadora do evento, oferecendo suporte à organização e à logística necessária para que a programação aconteça de forma estruturada, segura e acessível à população.
As regras de participação e contratação dos músicos seguem os critérios estabelecidos no edital estadual. Entre as exigências previstas está a apresentação de três notas fiscais referentes ao ano de 2025, requisito definido exclusivamente pelo Governo do Estado, por meio do edital do Carnaval da Bahia 2026.
A Prefeitura de São Francisco do Conde não participa da definição desses critérios nem possui autonomia para alterá-los, atuando dentro de seu papel de apoio à realização do evento.
O município reconhece a importância dos músicos e artistas locais para o fortalecimento da cultura e segue contribuindo, dentro de suas atribuições, para a realização do Carnaval Cultural, que tem como proposta valorizar a cultura popular, promover momentos de celebração, movimentar a economia local e aquecer setores como comércio, serviços e turismo.
O Carnaval Cultural 2026, realizado pelo Governo do Estado da Bahia, com apoio da Prefeitura de São Francisco do Conde, integra o calendário cultural estadual, reafirmando o compromisso com a cultura, a tradição e o desenvolvimento dos municípios participantes.
O edital completo, com todas as informações e requisitos, está disponível no site oficial do Governo do Estado, por meio da Sufotur:
edital


O prefeito não pode esquecer de abastecer os postos de saúde com remédios, o centro 2 está em falta de remédio a meses, é uma trocação de médico que ninguém aguenta mais, os exames estão deixando a desejar, eu mesma no final do ano passado, me passaram exames de sangue e fezes para ser apresentado 3 amostras e no entanto só levei uma amostra, porque cancelaram os exames, marquei o preventivo (PAPANICOLAU) fui no dia certo para realizar o procedimento, e mais uma vez foi adiado, para quando não sei, o mês de janeiro está indo embora, e até hoje ninguém nos dar esclarecimentos. Está um absurdo a área da saúde. É bom ter festas carnavalescas é, porém não pode abandonar a saúde do povo, eu mesma faço uso de remédios controlados e no momento estou pegando os remédios na farmácia sacramento, porque o PSF está escasso de remédios, e nem vigilante tem mais, ainda bem que ainda tem enfermeiras para nos atender.