COMO FICARÁ A POLÍTICA EM SÃO FCO DO CONDE COM O RACHA ENTRE RUI E LEÃO?

Política São Francisco Conde

O vice-governador da Bahia e Secretário de Desenvolvimento Econômico e Planejamento, João Leão (PP), divulgou nesta segunda-feira (14), a sua carta com pedido de exoneração do cargo de secretário ao governador Rui Costa (PT). A separação acontece em meio aos acordos não concluídos para as próximas eleições. O pepista vai integrar o grupo do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB).

Onde São Fco do Conde entra-O prefeito do município é Antonio Calmon (PP), o vice é Nem do Caípe (PT). Ainda não sabemos como os progressistas vão agir com os prefeitos que apoiam o governo, se vão deixar os gestores a vontade ou se vão exigir fidelidade à majoritária estadual. O fato é que partidariamente, o município passa a ser governado por dois grupos antagônicos. Por outro lado, tanto Calmon quanto Nem do Caípe, em um passado não muito distante, faziam parte do grupo liderado por ACM Neto, os dois eram do antigo PFL/DEM.

Os vereadores-dos 13 parlamentares, sete são do PP e do PT, sendo três petistas, até então, 11 apoiam o governo, ficando fora apenas as duas vereadoras do UB. Ainda temos os quatro do PSB, que também são governistas. Se as decisões municipais forem respeitadas, tudo por aqui pode continuar como estar.

Hipótese-se os diretórios do interior tiverem que seguir o estadual, o prefeito Calmon ficaria com seis vereadores, contando com as duas do UB, a suposta oposição, dissidente da base, teria maioria na Câmara, o que provavelmente seria um balde de água fria nas atuais oposicionistas e no andamento do município. Nada disso é real, mas na política tudo pode acontecer.

União pela cidade-ao que parece, os políticos franciscanos podem seguir os acordos que já haviam feito anteriormente, mas no que diz respeito a separação devido ao movimento de suas bases no governo estadual, a demonstração é que vão continuar em unidade em prol de São Francisco do Conde

Segue a gente lá no Insta: https://www.instagram.com/egivaldolima/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *