A Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Saúde – Centro de Atenção Psicossocial- CAPS, realizou na manhã desta terça-feira, 13, uma roda de conversa, ministrada pela psicóloga, Camila Dias e pela psiquiatra, Dra. Leila Girão, que realizou ações a fim de sensibilizar a população e os profissionais da área, conscientizando ao cuidado com a saúde mental, a prevenção do suicídio e a importância da orientação dos pais e os mitos que rodeia a sociedade.
Neste ano, o tema da campanha do setembro amarelo é “A vida é a melhor escolha!”
Foi realizado técnicas e trabalhos coletivos de musicoterapia e atividades de memória pelo musicoterapeuta Iel Dias.
A coordenadora Jamile Silva falou da importância do CAPS na vida dos pacientes e salientou que, “a vida é importante todos os dias do ano, não somente no setembro amarelo e nossa equipe está aqui para dar suporte e fazer o melhor para todos vocês”, disse.
A unidade realiza atendimento às pessoas com problemas psicológicos, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial para adultos, jovens e crianças, e são substitutivos ao modelo de internamento.
No CAPS, são realizados atendimentos com Psiquiatra, Psicóloga, Enfermagem, Serviço Social, Musicoterapia e Arteterapia.
A equipe do caps foi até o Colégio da Polícia Militar, bater um papo com alunos do lll ano para falar sobre saúde mental e as principais causas que afetam os jovens e adolescentes nas escolas. O psiquiatra Dr. Silvio Pinho, apresentou para os alunos fatores e sintomas de ansiedade, depressão que acometem os estudantes desde o início da vida estudantil.
O Tenente Coronel Cunha salientou “que a escola não pode cruzar os braços, é um assunto atemporal e de extrema importância para todos e que precisa de atenção”.