VEJA QUANTOS VOTOS O SEU CANDIDATO PRECISA PARA SE ELEGER

Notícias Política

Os dados que vamos trazer aqui são hipotéticos e baseados no número de eleitores de São Francisco do Conde, e a quantidade de cadeiras disponíveis na Câmara. Já sabemos que amanhã 6/10/2024, assim como em todas as cidades brasileiras, os 34.543 eleitores de São Francisco do Conde também devem ir às urnas escolher o prefeito e vice, e os 13 vereadores. Ao todo São 81 candidatos aptos a concorrer uma das cadeiras no legislativo.

A votação necessária: O primeiro requisito para ser eleito é que o candidato obtenha uma votação de no mínimo 10% do quociente eleitoral. O segundo é estar entre os mais votados do seu partido ou federação, o que é determinado pelo quociente partidário.

O quociente partidário é o que determina o número de vagas que cada partido terá direito. De acordo com resolução do TSE, o número “é determinado pela divisão da quantidade de votos válidos dados sob o mesmo partido político ou federação pelo quociente eleitoral”. Desta vez, não há arredondamento e o que vem depois da vírgula é desprezado. (Uol).

Exemplo: Se todos os eleitores da cidade irem às urnas, o partido ou federação precisaria ter 2.307 votos e o seu candidato ou candidata teria que atingir no mínimo 231 votos, seguindo esta lógica.

E se não atingir o quociente? Apenas os candidatos que tiverem obtido votos mínimos equivalentes a 20% do quociente eleitoral e os partidos que obtiverem um mínimo de 80% desse quociente. Ou seja, o seu candidato ou candidata precisaria de 262 votos e o partido ou federação de 1845, que seria a soma de todos os candidatos.

Em 2020, São Francisco do Conde tinha aproximadamente 32 mil eleitores, e ao todo, cerca de 95% foram às urnas, e o quociente eleitoral naquele ano foi de 2.114 votos. Somente três candidatos que tiveram menos de 1000 se elegeram, e a menor votação foi 756.

2 thoughts on “VEJA QUANTOS VOTOS O SEU CANDIDATO PRECISA PARA SE ELEGER

  1. . Seria muito importante se a Caraíba ao invés de hipóteses, pesquisas concretas. Assim, se traria uma real noção de como estaria seu candidato no cenário político atual……

    1. Boa noite Manoel. Obrigado pela sua participação. Não há como trazer uma situação concreta. Se você souber como fazer isso sem se basear nos números oficiais, por gentileza nos apresente, ficaremos gratos. Você pode entrar no site do TSE e verá que esta é a formula do calculo, porém ter a precisão que você diz, teria que ter o dom da adivinhação. Vale lembrar também, que isso não é uma pesquisa eleitoral. Quem faz isso são os institutos de pesquisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *