Com o projeto intitulado “ROBÓTICA É NA ARLETE”, realizado na Escola Municipal Arlete Magalhães, o município de São Francisco do Conde, por meio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Educação (SEDUC), foi selecionado no dia 28 de junho para compor o “Mapa de Experiências Inspiradoras” do edital do Programa Escola em Tempo Integral.
A iniciativa envolveu estudantes do 4º e 5º ano, que realizaram um experimento com a montagem de um carrinho movido a bateria e controlado por um dispositivo manual chamado de controle reverso.
Ao todo, foram selecionadas 739 redes municipais e estaduais em todo o país. O edital é fruto de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do grupo TEIA – Territórios, Educação Integral e Cidadania, como parte das ações do Programa Escola em Tempo Integral, política pública do governo federal que visa fomentar a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica, dentro da perspectiva da Educação Integral.
O objetivo do edital foi identificar, mapear e divulgar experiências inspiradoras de gestão pública e de projetos pedagógicos voltados à Educação Integral em Tempo Integral. As experiências selecionadas serão compartilhadas por meio de um Mapa Interativo, da Mostra Nacional de Práticas Inspiradoras de Gestão e de Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral, além da produção de Cadernos de Narrativas, Rede de Trocas e material audiovisual.
Texto e foto: PMSFC