O Museu Casa Teixeira de Freitas, em São Francisco do Conde, foi palco de um importante encontro institucional promovido pela Prefeitura de São Francisco do Conde, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O evento teve como objetivo a apresentação do Plano de Trabalho 2026 e das orientações estratégicas do IBGE para o município, reforçando o diálogo entre o órgão federal e o poder público local.
A programação contou com a presença do presidente do IBGE, Márcio Pochmann, do superintendente estadual do IBGE, André Urpia, além de representantes da instituição, como José Daniel, coordenador, e Hugo Leonardo Gomides, assessor da Diretoria Executiva do IBGE, representando a diretora Flávia Vinhaes.
Representando a gestão municipal, estiveram presentes o vice-prefeito Marivaldo do Amaral, a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Souza, a secretária de Saúde, Grace Tanferi, o chefe de gabinete, Walter Andrade, o secretário de Esportes, Venilson Cravinho, o secretário de Governo, Eliezer de Santana, e o secretário de Administração, Aloísio de Oliveira.
Durante a abertura do evento, Bete destacou a importância da Casa de Mário Augusto Teixeira de Freitas como espaço cultural e de preservação da memória local. Segundo ela, o imóvel foi idealizado para receber o público como museu e, atualmente, passa por um processo de transformação para se consolidar como um equipamento cultural ativo.
A secretária de Cultura e Turismo agradeceu a gestão pelo apoio à iniciativa e ressaltou a relevância da presença do IBGE no município, além de parabenizar o instituto pelos seus 90 anos de história.
Representando o prefeito Antônio Calmon, o vice-prefeito Marivaldo do Amaral afirmou que o encontro simboliza um momento de alegria para São Francisco do Conde e destacou a importância histórica de Mário Augusto Teixeira de Freitas para a cidade. Segundo ele, a realização do evento evidencia o diálogo permanente entre o município e o IBGE.
Durante o encontro, o IBGE realizou a doação de 500 exemplares do Atlas para o município de São Francisco do Conde, contribuindo para o fortalecimento da educação, da pesquisa e da preservação da memória histórica local.
O evento foi encerrado com uma apresentação musical de Isabel Nogueira, reforçando a mensagem de que preservar a memória é também construir o futuro.
Texto e foto: PMSFC


