Em São Francisco do Conde, as 16 equipes de Saúde da Família dos bairros e os profissionais da Vigilância Epidemiológica em Saúde continuam na luta para livrar as meninas e os meninos franciscanos do Papilomavírus Humano (HPV). Esse vírus é considerado um dos maiores causadores do câncer de colo do útero, vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe.
Estão sendo imunizadas meninas de 09 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.
A vacinação é fundamental para prevenir alguns tipos de câncer em meninos e meninas e deve começar cedo para garantir proteção máxima na vida adulta.
O QUE É O HPV (PAPILOMAVÍRUS HUMANO)?
Os HPVs são vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas.
Existem mais de 150 tipos diferentes de HPV, dos quais 40 podem infectar a região genital e provocar cânceres e outros tipos podem causar verrugas genitais.
O HPV pode ser classificado em tipos de baixo e de alto risco de desenvolver câncer.
A transmissão ocorre por contato direto com a pele ou mucosa infectada, não necessariamente apenas por relações sexuais.
Também pode ser transmitido de mãe para filho durante o parto.
Os principais vírus da doença são combatidos com duas doses da vacina de HPV, que está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde e, em São Francisco do Conde, é administrada através de campanhas nas escolas, onde os alunos na faixa etária recebem a proteção. A 2ª dose deve ser tomada 06 meses após a primeira.
Caso seu filho tenha perdido o prazo de vacinação, procure a Unidade de Saúde da Família do seu bairro e se informe como garantir a proteção dele (a).
Secom