As 380 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, localizada no bairro da Areia, em Candeias, ainda não tem data para serem entregues, segundo a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Joelma Aneide, em entrevista ao programa Fala Comigo desta sexta-feira (27), na Rádio Baiana FM. A entrega dos imóveis estava prevista para o mês de abril deste ano.
Segundo a titular da pasta, a data de entregue poderá ser definida após a reunião entre a Caixa Econômica Federal, a construtora responsável pela obra e a secretaria que acontecerá na próxima semana. “Provavelmente na próxima semana vamos estar nos reunindo com o pessoal da Caixa e da construtora para a gente estar alinhando estas questões”, disse Aneide.
Conforme a secretária, diversos fatores, entres eles a invasão dos imóveis e as ligações de água e energia, que ainda não foram concluídas, e falhas na documentação dos inscritos contribuíram para o atraso da entrega do conjunto habitacional. Cerca de 5 mil foram recadastradas no programa e que diversos inscritos apresentaram problemas na documentação. “Verificamos algumas falhas de documentação que estavam faltando, ilegíveis, onde nós tivemos que fazer a atualização dos desses cadastrados. São quase 5 mil cadastrados para 380 casas”, explicou a secretária, reiterando que visitas técnicas estão sendo realizadas para verificar a situação dos inscritos. “Estamos com visitas sociais, verificando toda a documentação dessas pessoas. Existem pessoas que ligamos para informar a falta de documentação para que quando direcionarmos essas pessoas para a Caixa não volte pela falta de documentação”, afirmou.
Construído com recursos do governo federal, o conjunto habitacional Nossa Senhora das Candeias III conta com 19 blocos e 380 apartamentos com uma sala, cozinha, banheiro e dois quartos. Em 2016, o local foi ocupado por cerca de 300 famílias do Movimento dos Sem-Teto de Candeias.
Baiana FM