IGHB OFERECE CURSO DE HISTÓRIA DA BAHIA

Bahia Educação

Maria Quitéria de Jesus Medeiros, Sóror Joana Angélica de Jesus, Maria Felipa de Oliveira e João Francisco de Oliveira (João das Botas), mártires da Independência do Brasil na Bahia, ocorrida em 2 de julho de 1823, foram incluídos no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, através da A Lei 13.697/2018, publicada no Diário Oficial da União, em julho.

A importância deste documento e temas como a Pré História Brasileira e Baiana; capitanias hereditárias; primeiros engenhos; o séc. XVIII baiano: ouro em Rio de Contas e Jacobina; Revolução dos Búzios; a província da Bahia do sec. XIX; a Bahia republicana; revolução de 1930 e a chamada Era Vargas, integram a programação do curso História da Bahia 2018, que está com inscrições abertas.

Promovido pelo Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, as aulas serão ministradas pela professora doutora Antonietta D´Aguiar Nunes, sempre umasemana por mês, entre outubro e novembro, com carga horária de 40 horas.

Estão sendo oferecidas 180 vagas. O investimento é de R$ 100,00 (cem reais) e a inscrição pode ser feita pelo site www.ighb.org.br – Informações: Avenida Joana Angélica, 43, Piedade, e tel. 71 3329 4463 (das 13h às 18h).

O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

Sobre a instrutora: Antonietta D´Aguiar Nunes é instrutora e coordenadora do Curso de História da Bahia desde 2011. Graduou-se em História em 1963 pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Ufba. Residiu em São Paulo onde fez a Pós-Graduação em Arte e Arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, lecionando História na Pontifícia Universidade Católica e na Faculdade Prof. Carlos Pasquale. Retornando a Salvador, ensinou História da Bahia na Faculdade de Turismo da profª Olga Mettig e ingressou na Faculdade de Educação da UFBA para dar aulas de História da Educação, como professora substituta e depois concursada, onde fez o Mestrado e o Doutorado. Foi ainda Historiógrafa do Arquivo Público do Estado da Bahia, desde 1981 até quando se aposentou em 2011. É autora do livro “Conhecendo a História da Bahia – da pré-história a 1815”.

Assessoria

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *