DEZEMBRO COMEÇA COM AUMENTO NA TARIFA DE ENERGIA

Brasil

A conta luz do brasileiro fica mais cara a partir desta terça-feira (1º). A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou bandeira vermelha 2 para o mês de dezembro e, com isso, cada 100 quilowatts-hora consumidos custarão R$ 6,243 — o preço mais alto que a unidade pode ter.

À CNN, a economista Juliana Inhasz explicou que o aumento da tarifa acontece por causa de uma redução nos reservatórios das hidreléticas do país. “Isso faz com que a produção de energia elétrica fique mais custosa porque uma parte dessa energia está sendo suprida pelas termoelétricas, que têm custo muito mais alto”, disse.

Outro fator, destacou a especialista, é o elevado consumo por parte dos consumidores — muitos, ainda trabalhando em regime home office por causa da pandemia. “As pessoas passaram a trabalhar dentro de casa, então é muito mais confortável permanecer o dia inteiro com o ar-condicionado ligado e deixar as luzes ligadas em cômodos que não estão sendo usados. Hoje, esse consumidor é uma peça muito importante.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *