Em qualquer cidade que você já tenha ido, no mínimo visualizou um comércio organizado ou em fase de conclusão. Em São Francisco do Conde já conhecemos a novela sobre o comércio. Antes faltava vontade dos empresários e apoio do governo. A falta de ofertas e os preços altos faziam os clientes comprar fora. A ausência de concorrência também contribuía para este êxodo.
Após a onda de exoneração de servidores contratados pela prefeitura, muita gente passou a buscar um trabalho, e umas das opções foi o empreendedorismo. Mesmo sem dados oficiais, é possível afirmar o crescimento no número de estabelecimentos comerciais na cidade, e a oferta de serviços, porém a prefeitura ainda não embarcou nesta viagem.
A nova São Francisco, mais precisamente a Rua Antonio Portugal, onde o ex-vereador Messias há muito tempo já falava que seria o principal ponto comercial do município, hoje está provando que ele tinha razão na sua análise. O local cresceu comercialmente de uma hora para a outra, e o que deveria ser uma solução, está virando um problemão, tudo por causa da falta do interesse público.
Os novos empreendedores precisam ganhar dinheiro e fazer a economia local girar, tudo que nós sempre sonhamos, no entanto, isso está acontecendo desordenadamente, e já está ficando complicado transitar pela rua. Passeios e a pista estão tomados por bancas, coberturas, e puxadinhos apara armazenar e proteger as mercadorias. faz-se necessário uma organização imediata para que todos saiam ganhando. Desta forma a cidade cresce e todo mundo fica mas feliz.