CANDEIAS PROMOVE EXPOSIÇÃO E RODA DE CONVERSA COM A JUVENTUDE

Educação Região

O Especial “Fala Jovem!”, para comemorar o Dia do Jovem e Dia do Desenhista foi promovido pela Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Juventude – Sejuv, durante toda esta sexta-feira (16/4), na sede da secretaria, na Rua Dois de Fevereiro.

O evento começou com a exposição de obras de artes, com apresentação das pinturas em telas das artistas Elma Sampe e Darcy Costa. Os desenhos e peças da Cultura Geek foram apresentadas pelo desenhista Roger Brasil e pelos representantes da Cultura Nerd em Candeias, Lucas Valentim e Klefferson Anjos, da Vibe Geek.

O Amigurume, arte japonesa de criação de pequenos personagens em crochê, ficou por conta da artesã Érica Marise. O desenhista Kauã Vinícius também apresentou a arte em papel e lápis de grafite. O professor e músico da Filarmônica Lira Candeense, Tarcísio Borges, embalou o evento ao som do saxofone. O artista Sotero, do Graffite, criou asas de anjos no espaço da Sejuv, durante o evento, para a decoração local e animação das fotos.

Roda de Conversa Fala Jovem!

O prefeito, Dr. Pitágoras, visitou a sede da secretaria e, junto ao secretário da Juventude, Joseval da Silva, participou da roda de conversa com jovens influenciadores da cidade. O secretário de Esporte e Lazer, Robert Costa, também esteve presente.

“Por acreditar na juventude do nosso município é que não nos limitamos, mesmo com toda dificuldade, de comemorar o Dia do Jovem. Precisamos ouvir os nossos jovens e não há ninguém melhor para falar o que precisa do que vocês”, disse. Joseval completou avisando que a Sejuv é a casa do Jovem em Candeias.

Pitágoras pediu aos convidados para se expressarem. “Estamos aqui para conversar e ouvir vocês. Quero me colocar à disposição de todos, para saber quais são os anseios dos jovens, porque esse é o início de uma nova história para a juventude da nossa cidade”, afirmou o prefeito. “Queremos saber de que forma o poder público pode atender as necessidades de vocês. Quero que me digam se é mais emprego, mais educação, cultura, esporte”, enfatizou.

Participações e pedidos

Cursos profissionalizantes e técnicos para o jovem cursar durante o Ensino Médio foi a sugestão da técnica em enfermagem da linha de frente da Covid, Emylle Bulcão, de 22 anos. Ela também animou os convidados. “Você, jovem, que tem um sonho, vá em busca dele”.

Maria Clara, assistente social do Creas da cidade, falou da responsabilização dos jovens. “Eu trago pra vocês um esclarecimento a respeito das medidas socioeducativas, para jovens de 12 a 17 anos. Que o ato infracional não é o caminho e, apesar das dificuldades, não devemos escolher este lado”, alertou. A Prefeitura acolhe jovens que passam por essas medidas através do Creas.

O modelo e influenciador digital Diogo Arcanjo agradeceu ao prefeito por ter direcionado a pavimentação da Avenida Wanderley de Araújo Pinho. “Eu que sou morador dali e nunca tive a rua pavimentada, sei da importância. Eu quero agradecer por isso”. Diogo ressaltou a importância da promoção de eventos para os jovens quando estiver amenizada a pandemia.

A bibliotecária Márcia Rodrigues lembrou da importância da participação dos jovens da cultura no Edital Rolmar Duarte, que abrirá as inscrições para destinação de R$ 440 mil em 65 projetos culturais setoriais a partir de 19 de abril. “Um Ciclo de Formação está sendo promovido para orientar as pessoas e grupos que querem inscrever seu projeto”, explicou ela.

A estudante dos cursos online gratuitos da Plataforma Recode, oferecido peça Prefeitura por meio da Secretaria da Cultura, na Biblioteca Pública Professora Dalila Baptista, Gabriela Gomes, disse que está se qualificando em Excel Avançado e chamou os colegas para se inscreverem também nos cursos.

A apresentadora e dançarina Camila Brito falou que o jovem deve participar ativamente. “Não é só reclamar, é também apresentar soluções. Eu vejo que Candeias pode ter a Casa das Artes, onde os jovens artistas tenham um lugar que abranja todas as expressões”, sugeriu ela. Camila disse ter ficado esperançosa com a conversa.

O tatuador Nando Tatoo, a poetisa Mara Santos, o músico Caíque dos Santos, o Cyak, o poeta Marley dNana, a cantora Rogéria Guedes, a escritora Ariane Sodré, o teatrólogo Khalil Emmanuel, entre outros convidados também se expressaram com suas falas. O evento terminou com um poema recitado pela poetisa Leal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *