EXPOSIÇÃO VIRTUAL CELEBRA O DIA DO VAQUEIRO NORDESTINO

Educação

Para celebrar o Dia do Vaqueiro Nordestino, instituído pela Lei Federal 11.928/09, a Rede de Museus da Uefs (Remus), através dos Museus Casa do Sertão e de Zoologia promove a exposição virtual ‘Vida de Vaqueiro sob as lentes de Miguel Teles’. A data é comemorada no terceiro domingo do mês de julho.
Acesse ESTE LINK

A mostra reúne fotografias de Miguel Teles, realizadas nos municípios de Feira de Santana, Ipirá, Queimadas, Canudos e Mata de São João, doadas ao Museu Casa do Sertão em 2008. As imagens capturadas pelo olhar sensível do fotógrafo, revelam a sua intimidade com o tema, pois viveu sua infância ao lado do pai vaqueiro, e por algum tempo exerceu esta atividade em Pedrão – Bahia, sua terra natal.

Além das imagens, é apresentado um documentário intitulado ‘Um dia de vaqueiro’, produzido por Miguel, que mostra de forma poética a lida diária dos homens do couro, em Pedrão/BA, Terra dos Encourados da Independência.

Os vaqueiros são profissionais que representam nas regiões sertanejas muito mais que uma ocupação, mas, sobretudo, um modo de vida com usos e costumes próprios de uma tradição multissecular. Assim, em 9 de agosto de 2011, na Bahia, através do Decreto 13.150, o ofício de vaqueiro foi registrado como bem cultural de natureza imaterial do Estado da Bahia, reconhecendo-se a importância dos saberes e fazeres da vida do vaqueiro para a formação do território e da cultura baiana.

A exposição ‘Vida de Vaqueiro sob as lentes de Miguel Teles’ reúne tessituras de aguçada sensibilidade, a fim de traçar um panorama cultural sobre essa emblemática figura do sertão. Mais que elementos geográficos, são abordados a identidade de personagens históricos que desbravam nas agruras do cotidiano, práticas e representações, propondo num passeio virtual o perpassar por objetos, artefatos e lugares, que não por acaso, remetem a um universo de formação histórica para o país.
Convidamos todos e todas, junto com a Remus, a prestigiar e celebrar a justa homenagem à cultura e as tradições do nosso povo.

Fonte: Museu Casa do Sertão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *