O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) cedeu três imóveis de sua propriedade para a implantação da Casa da Música de Cachoeira e da Casa do Samba de Roda de Dona Dalva, bem, como para a instalação de um espaço dedicado à salvaguarda da Festa D’Ajuda. A assinatura de cessão e autorização de uso dos imóveis será nesta quinta-feira (2), às 14h, no Cine Theatro Cachoeirano.
Iniciativa voltada à fomentação da produção musical do município, a Casa da Música de Cachoeira vai sediar exposições e funcionar como estúdio-base para gravações, ensaios e promoções de pequenos eventos. A Casa do Samba de Roda de Dona Dalva, por sua vez, será um local para manter e ampliar as ações culturais já desenvolvidas pela associação.
A terceira casa a ser cedida pelo IPAC é destinada à Irmandade de Nossa Senhora D’Ajuda para a realização de ações e atividades, como a A Festa D’Ajuda, que é uma manifestação cultural patrimonializada pelo IPAC desde 2011.
Durante a cerimônia, está prevista a assinatura de documento de abertura de processo para a análise de Registro Especial do Licor Artesanal de Cachoeira como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Bahia.
A Tarde