NOVO PERFIL DA PLATAFORMA GOV.BR FACILITA O ACESSO A INFORMAÇÕES PARA APOSENTADOS

Brasil

O governo federal criou um novo perfil, dentro da plataforma Gov.br, para os aposentados e pessoas próximas à aposentadoria conseguirem ter acesso mais fácil e rápido a serviços e informações de interesse.

O novo perfil para os aposentados do INSS é formado por oito momentos:

Preparando a documentação – o usuário encontra os principais serviços que podem ajudá-lo a reunir a documentação complementar para dar entrada no pedido de aposentadoria.

Solicitando a aposentadoria – o usuário consegue solicitar a aposentadoria por diversos motivos, como por idade ou por deficiência.

Vida de aposentado – contém três segmentos, onde ele encontra serviços de atualização de cadastro, emissão de extratos e certidões sobre a aposentadoria e também informações de solicitações e saques do benefício.

 

Aposentado no exterior – caminho para acessar serviços como atualização de dados e solicitação de revisões de benefícios.

Comunicado de falecimento – o responsável pelo aposentado consegue comunicar o falecimento do mesmo; solicitar certidões para saques dos benefícios disponibilizados pelo governo, como o PIS, PASEP e FGTS. O responsável também consegue fazer a solicitação de valores que não foram recebidos até o momento do óbito do beneficiário e registrar óbito no exterior.

Pensão por morte, sucessão e transferência – o responsável pelo beneficiário pode solicitar a pensão por morte, sacar o FGTS e obter anotações de transferência de titularidade de documentos.

Fonte: Brasil 61

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *