CANDEIAS: OUTUBRO ROSA: PALESTRA SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA E VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER É REALIZADA NO CRAM

Saúde

Com o objetivo de conscientizar as servidoras municipais e as mulheres assistidas sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama e a violência contra a mulher, a Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, promoveu uma importante palestra em alusão à Campanha Outubro Rosa. As participantes se reuniram na manhã desta quarta-feira, 19, no Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM) para uma roda de conversa com a coordenadora Glória Santos e a psicóloga Geíse Dias.

A coordenadora destacou a importância de fazer o autoexame e realizou uma dinâmica para mostrar o benefício do autocuidado.
Além disso, Gloria Santos frisou que a violência contra a mulher desencadeia diversas doenças, que as mulheres não se permitem se cuidar.” Nós mulheres temos dificuldades de autocuidado, pois também fomos ensinadas, educadas para cuidar dos outros e é importante nos tocar, é através do toque que podemos identificar qualquer alteração no nosso corpo”, alertou.

A psicóloga Geíse Dias, destacou a importância de realizar a mamografia, que é a radiografia e ultrassom das mamas e que consegue identificar lesões ainda não palpáveis. E esclareceu ao público sobre os cuidados e prevenção da doença, que se tratada no início, o índice de cura é maior. A Psicóloga enfatizou também que o medo do diagnóstico faz as pessoas esconderem a doença e salientou que ” é importante que tenha a conversa, com familiares, amigos e não fingir que está tudo bem, sem medo do julgamento da sociedade”, disse.

O Cram fica localizado na Rua Constantino Pacheco, N° 05, Centro, no antigo Espaço Fênix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *