CANDEIAS: PREFEITURA PRIORIZA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL AOS MAIS DE 11 MIL ALUNOS DA REDE PÚBLICA

Educação Saúde

A boa alimentação é parte indispensável e fundamental no processo de aprendizado escolar. Por essa razão, a Prefeitura de Candeias fornece aos mais de 11 mil alunos da rede municipal de ensino uma alimentação escolar adequada em quantidade e qualidade, que objetiva fornecer aporte energético e nutricional visando contribuir para o processo ensino aprendizagem durante o período de permanência do aluno na unidade escolar.

Os cardápios são elaborados pela nutricionista da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), respeitando as referências nutricionais, os hábitos alimentares, especificidades culturais, as condições de saúde específicas, e, acima de tudo, buscando uma alimentação saudável e apropriada.

Além disso, a Prefeitura garante cardápio escolar diferenciado em atendimento dos estudantes diagnosticados com necessidades alimentares especiais tais como doença celíaca (intolerância ao glúten) diabetes, hipertensão, anemias, alergias e intolerâncias alimentares, dentre outras.

As refeições são produzidas nas unidades escolares, elaboradas pelas merendeiras que são treinadas periodicamente para as boas práticas na manipulação de alimentos. O procedimento de preparo dos alimentos cumpre as normas e exigências legais, atendendo às necessidades nutricionais dos estudantes. A fiscalização e o controle de qualidade do processo são realizados pelo FNDE, CECANE, UFBA e CRN5.

Desde 2018 a Prefeitura aumentou o número de refeições servidas nas unidades escolares. Para os alunos que chegam ao turno matutino a refeição começa com o desjejum que segue cardápio variado; às 10h é servido o almoço que contém proteína animal e vegetal, grãos e cereais, vegetais crus e cozidos. No período vespertino os alunos almoçam e as 15h é servido o lanche da tarde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *