SÃO FRANCISCO DO CONDE RECEBE O PROJETO “BAHIA: MEMÓRIAS DE LUTAS E LIBERDADES”

Educação São Francisco Conde

A Fundação Pedro Calmon (FPC), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa), através do Centro de Memória da Bahia (CMB), realiza o projeto itinerante “Bahia: Memórias de Lutas e Liberdade”, que comemora o Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, chega ao município de São Francisco do Conde, no dia 6 de julho.

Em 1822, as autoridades políticas de São Francisco do Conde junto com os habitantes pronunciaram lealdade a D. Pedro e, juntamente com Santo Amaro, delegam a Cachoeira o estatuto que conferia à cidade a liderança de um poder civil e militar. Sendo também o ponto de partida do alferes Francisco de Faria Dutra junto com alguns soldados que se instalaram nas proximidades de Pirajá aos quais lutaram na batalha simbólica de 8 de novembro.

As atividades do projeto buscam fortalecer os episódios das lutas na cidade, com a inauguração do marco alusivo à memória da consolidação da Independência do país. As homenagens aos 200 anos de Independência pretendem passar por 16 municípios baianos.

A programação conta com aulas públicas e atividades lúdicas da Biblioteca de Extensão (BIBEX), traz também serviços da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI), Secretaria de Promoção de Mulheres (SPM) e o Conselho Estadual da Juventude (COJUVE).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *