A Secretaria Municipal da Educação (SEDUC), vem realizando, desde 2017, o projeto VoArte: nas asas da Arte Educação que permeia toda a rede municipal de ensino, utilizando recursos e metodologias das linguagens artísticas, em diálogo com as demais áreas integrantes do Currículo. Durante essa semana, no período de 25 a 27 de julho, as famílias franciscanas poderão apreciar o resultado desse trabalho, que envolveu alunos, professores, coordenadores pedagógicos, gestores e toda a comunidade escolar.
De acordo com a gerente de Arte Educação da SEDUC, Alexsandra Neri, “nessa edição, o VoArte vem com a perspectiva de legitimar o fazer pedagógico das linguagens artísticas nas escolas, fortalecendo os atos de currículo”. Durante todo o primeiro semestre, as creches e escolas do município desenvolveram com seus alunos, atividades relacionadas às linguagens artísticas da Música e da Dança, alinhadas com os conteúdos programáticos das diversas disciplinas do currículo e com o tema do ano letivo Historiar: caminhos, leituras e faces de um povo.
Agora, chegou o momento de toda essa aprendizagem ser socializada com a comunidade franciscana, durante a mostra VOARTEAR I, cuja temática é Historiando os caminhos e trajetórias da musicalidade e da dança do povo brasileiro.
“Mais uma vez, a família franciscana poderá prestigiar seus filhos brilharem nas escolas, demonstrando toda a aprendizagem e grande talento que lhes é tão peculiar. A arte enquanto componente curricular que estimula a aprendizagem, ampliando o repertório de conhecimento dos nossos estudantes. A nossa rede municipal ganha com este projeto, por evidenciar o protagonismo estudantil na construção do conhecimento”, declarou o secretário da Educação Marivaldo do Amaral.
Nos últimos dias, toda a Rede Municipal de Ensino tem se articulado para a realização desse grande momento pedagógico, como, por exemplo, com o ensaio dos grupos de percussão no Instituto Luiz Viana Neto, Complexo Escolar Rilza Valentim e Escola Arlete Magalhães, conduzidos pelo músico percussionista e colaborador da SEDUC, Lucivaldo dos Santos Barbosa. Segundo ele, além da parte prática, “foi transmitido, aos alunos, a importância dos ritmos percussivos na vida das crianças e jovens, que puderam aprender através da arte educação agregada à percussão”.