M. DE DEUS: FÉ, TRADIÇÃO E DIVERSÃO PRA COMUNIDADE, ASSIM É O FESTEJO DE SÃO ROQUE NO BAIRRO DO SUAPE

Região

 

O tradicional Festejo de São Roque no bairro do Suape em Madre de Deus é uma mistura de religioso com muita diversão pra comunidade local e de outras partes da cidade. Todos os anos os moradores se reúnem para abrilhantar a festa e manter o costume que já dura décadas. A manhã e tarde deste sábado (18), foram de muitas brincadeiras e integração no bairro. O dia foi marcado por diversas competições que na verdade os participantes não encaram como diputas, e sim como brincadeiras.

Os campeões da canoagem

Mesmo sem haver qualquer tipo de acirramento todo mundo quer chegar na frente para fazer aquela resenha com o pessoal. Na canoagem, a canoa Jubiara largou como se fosse uma lancha com um haras no motor. Vagner, Di Paulinho, e Monteiro venceram com folga a Tripulação Jenipapo que ficou na segunda colocação. Os campeões da remada disseram que este tipo de evento é muito importante pra comunidade, pois resgata a tradição e incentiva o esporte, além de ajudar na autoestima da juventude. Esta turma é acostumada a vencer na canoagem em Madre de Deus, o time acumula quatro títulos com o de hoje, sendo três vencidos no bairro do Cação.

Não venceu remando mas ganhou nadando

Na travessia a nado, a batalha foi bem disputada entre tio e sobrinho. O vencedor Isaias chegou na frente do sobrinho Crismar por apenas duas braçadas. Na largada a experiência colocou o tio em vantagem, mas leveza de Crismar fez com que ele tirasse proveito na parte rasa do percurso e se aproximasse bastante, mas Isaias arrancou fôlego e conseguiu se manter na dianteira até cruzar a chegada. O esforço foi tanto que ele precisou de um tempo para se recuperar, mas nada que tirasse a alegria de estar fazendo parte do evento. O campeão disse que é interessante esta integração, principalmente para os jovens. Pois assim eles não terão tempo para pensar besteiras. O vice Campeão espera que a brincadeira continue acontecendo, para ele quem sai ganhando é a população.

No quesito resenha, nenhuma das competições superou o jogo de baralho. Vários competidores tiveram que tirar cartas da manga para superar os adversários. Quem teve a melhor estratégia chegou a final, e numa disputa épica, a dupla Adelmo e Edmundo guardou o coringa pro final e ganhou a disputa. Eles disseram que foi difícil, os adversários são bons. Falaram ainda que o evento é muito bonito, tranquilo e agradável. Segundo a dupla, isso é um incentivo para que os políticos valorizem esta tradição como faz por exemplo, o vereador Marden Lessa (PCdoB).

Hoje tem missa na Capela de São Roque e depois a comunidade volta pro lazer, onde vai dançar ao som de bandas musicais. Ainda sobre brincadeiras, neste domingo vai acontecer torneio de golzinho pela manhã, e a tarde a música volta a dominar o recinto, diversas atrações musicais vão colocar o povo para dançar até gasta a sola da chinela.

O Secretário de Governo de Madre de Deus, Janatan Silva informou que a prefeitura apoia os festejos, disponibilizando a estrutura pública, como agentes de trânsito, limpeza, saúde e outros. Juntamente com vereador Marden Lessa, Janatan esteve presente durante o evento, ajudando na organização e interagindo com a população.

Ouça as entrevistas

MADRE DE DEUS: FESTEJO DE SÃO ROQUE SERÁ COM DIVERSAS ATIVIDADES NO SUAPE

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *