EXPERIÊNCIAS EXITOSAS NAS UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA FORAM APRESENTADAS NA I MOSTRA DA ATENÇÃO BÁSICA

Saúde

O município de São Francisco do Conde promoveu, no dia 18 de dezembro de 2018, a I Mostra da Atenção Básica com o tema: Só Faz Crescer com Saúde. O objetivo deste encontro de profissionais da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU foi valorizar os saberes e as experiências exitosas dentro das Unidades de Saúde da Família e também as ações voltadas à comunidade franciscana que fazem a diferença na vida destas pessoas.

Concorreram a premiação da I Mostra, sete trabalhos que foram avaliados por uma banca composta pela: secretária municipal de Planejamento, Silmar Carmo, e por duas profissionais da esfera estadual: representando a Diretoria de Atenção Básica do Estado da Bahia, a coordenadora de Apoio Institucional, Kally Cristina Soares e, representando o Apoio Institucional da Regional Leste Dois, do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia – COSEMS, Flávia Priscilla Oliveira de Araújo.

O evento também contou com uma mesa de abertura solene composta pelo secretário de Governo e vice-prefeito, Carlos Alberto Bispo Cruz (Nem do Caípe); pelo assessor parlamentar José Raimundo Fonseca, representando o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Venilson Souza Chaves (Cravinho), e com a presença da secretária da Saúde do município, Eleuzina Falcão, que fez uma apresentação sobre os dados referentes à saúde da população franciscana. “Precisamos ter clareza de onde estávamos, aonde chegamos e para onde queremos caminhar. Nosso desafio é qualificar, conseguimos avançar na cobertura, mas nosso eixo para 2019 será qualificar a Atenção Básica e a Vigilância em Saúde”, explicou Eleuzina Falcão.

É muito bom estar de volta. Meses atrás estávamos comemorando um prêmio nacional, recebido pelo município, e esse prêmio veio como reconhecimento ao investimento em formação profissional na Atenção Básica. Isso demonstra a visão da gestão em educação permanente, planejamento e organização. A gente sabe que o fortalecimento do SUS vem do trabalhador e que quando tem uma gestão que apoia, as coisas acontecem. Quero parabenizar o município, pois no primeiro encontro eu disse que queria estar aqui para acompanhar os resultados”, declarou Kally Cristina Soares.

Quero parabenizar a equipe da Saúde e a secretária Eleuzina Falcão, em nome de toda população, pois São Francisco do Conde é hoje referência na região e ocupa espaços em que antes não havia participação. Com isso, podemos pleitear melhorias para a cidade e toda a região. A Secretaria de Planejamento é parceira da Saúde e estamos à disposição”, frisou Silmar Carmo.

A saúde tem avançado e avançado muito. Temos ampliado a oferta de serviços e continuamos entregando espaços melhores para a comunidade, prova disso é a nossa Policlínica que será Regional e terá seu espaço e número de serviços ampliados”, declarou Carlos Alberto Bispo Cruz (Nem do Caípe).

 TRABALHOS INSCRITOS NA MOSTRA:

  1. ‘Saúde Não Tem Hora’: A Experiência do Terceiro Turno para a Saúde do Homem – USF São Bento;
  2. Grupo de Convivência como Estratégia de Promoção à Saúde – USF Caípe de Baixo;
  3. Fortalecendo o Vínculo a Partir do Grupo de Gestantes – na USF Caípe de Baixo;
  4. Relato de Experiência sobre Atividades Realizadas com Grupo de Adolescentes Assistidos pela USF Monte Recôncavo, no município de São Francisco do Conde-Ba;
  5. Impactos da Educação em Saúde no Tratamento de Hipertensos e Diabéticos – USF Jabequara da Areia;
  6. Grupo de Apoio para o Combate do Tabagismo – USF Caípe de Baixo;
  7. Territorialização do Assentamento Milton Santos: A experiência da USF Paramirim/Madruga.

 

TRABALHOS PREMIADOS NA MOSTRA:

  1. Grupo de Apoio para o Combate do Tabagismo – USF Caípe de Baixo;
  2. ‘Saúde Não Tem Hora’: A Experiência do Terceiro Turno para a Saúde do Homem – USF São Bento;
  3. Territorialização do Assentamento Milton Santos: A experiência da USF Paramirim/Madruga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *