PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO DE ELEITOR TERMINA SEMANA QUE VEM

Brasil

Os eleitores que não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições têm até a próxima segunda-feira (6) para regularizar a situação. Na Bahia, 98.227 eleitores estão em situação irregular com a Justiça Eleitoral. Desse número, somente 4.256 buscaram pela regularização. Em Salvador, 7.439 eleitores terão o título cancelado e apenas 218 compareceram ao cartório para normalizar a situação. Os nomes dos eleitores e os números dos respectivos títulos cancelados serão, conforme cronograma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgados a partir do próximo dia 24 de maio.

Como saber se estou irregular

No portal do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) é possível fazer a consulta da situação eleitoral de forma simples e gratuita. Basta procurar a opção “situação eleitoral”, no canto superior esquerdo da página principal. Após preencher o nome completo ou número do título, o serviço indicará se o título está regular ou irregular.

O eleitor irregular deverá comparecer a um cartório ou posto da Justiça Eleitoral munido de documento oficial com foto e comprovante de residência. Além disso, será necessário pagar uma multa no valor aproximado de R$ 3,50 (por cada ausência sem justificativa).

O processo de regularização pode ser iniciado pela internet, na página do TRE, seguindo o caminho: Eleitor e eleições> Débitos do eleitor. Após o preenchimento dos dados pessoais, a página possibilitará a emissão de Guia de Recolhimento da União (GRU) para a quitação da multa. Depois de emitir a GRU e realizar o pagamento da pendência, o eleitor precisará se dirigir apenas uma vez ao cartório eleitoral para regularizar a situação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *