DIA DA CÂMARA É COMEMORADO EM ATO SIMBÓLICO

São Francisco Conde

O dia 29 de Junho é um marco na história do Brasil. A data rememora a participação do povo franciscano na luta pela independência. Em 7 de setembro de 1822, parte do país conseguiu se libertar da coroa portuguesa, mas a Bahia por exemplo, ainda estava sob ataque das tropas europeias. As lutas pela liberdade continuaram principalmente no recôncavo baiano. No dia 29 de Junho de 1823, moradores de São Francisco do Conde expulsaram os portugueses do nosso território, numa batalha muito árdua. A Vitória total aconteceu no dia 2 de julho do mesmo ano em Salvador, quando o General Madeira de Melo e seus soldados não resistiram ao povo baiano. Naquele momento, a Bahia estava livre do domínio estrangeiro.

Todo ano este ato de bravura é lembrado em São Francisco do Conde, a data de 29 de Junho é conhecida como Dia da Câmara. Este ano devido a pandemia, as solenidades não puderam ser realizadas, porém um ato simbólico na Praça da Independência, marcou a lembrança da luta de nossa gente. As 9h, desta segunda-feira, 29, houve o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de São Francisco do Conde.

A cerimônia contou com as presenças do prefeito da cidade, Evandro Almeida, o vice Nem do Caípe, do presidente da Câmara, Antonio Lopes-pantera, e do Major Washington da Polícia  Militar, alem dos secretários da gestão e vereadores do município. Todos estavam seguindo os protocolos de saúde, usando máscara e mantendo a distância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *